Professores de Medicina

Titulação: Ph.D., Neurovirologia - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Biologia Parasitária (Virologia) pela Fundação Oswaldo Cruz (1995). Tem pós-doutorado em Neurovirologia pelo University College Dublin, Irlanda. Atualmente é Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Evandro Chagas e do Laboratório de Pesquisa em Neuroinfecçoes do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, INI - da FIOCRUZ, Professor Associado de Neurologia do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Associate Professor of Medicine do University College Dublin, Irlanda. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manifestações neurológicas do HTLV-1/2, doenças neurológicas associadas ao HIV, doenças priônicas, mielites, e doenças infecciosas do sistema nervoso.

lattesiconCurrículo Lattes

Titulação: Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (1975), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1979), residência médica em Radiologia no Instituto Estadual de radiologia Manoel de Abreu (1980-1982), pós-graduação em Radiodiagnóstico pela Pontifícia Universidade Católica (1980-1982), especialização em Radiodiagnóstico pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (1980-1982), mestrado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), especialização em Ressonância Magnética no Centre Hospitalier Régionale e Universitaire de Grenoble-França (1987) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professora-adjunta em Radiologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), médica nível lllA do Instituto Nacional de Câncer, médica do Hospital PróCardíaco, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, membro do comitê de ética médica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro(CREMERJ) e do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: radiologia, ultra-sonografia, radiologia intervencionista,, tomografia computadorizada, ressonância magnética, espectroscopia e doença de alzheimer.

lattesicon Currículo Lattes

Titulação: D.Sc., Neurologia - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Design, Measurement and Evaluation - MacMaster University (1986) e doutorado em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, epidemiologia, eletroencefalografia, neurologia e sono.

lattesiconCurrículo Lattes

Professores de Fisioterapia

Titulação: Professor de Fisioterapia Neurológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Chefe do Setor de Fisioterapia do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, Especialista em neurologia da motricidade pelo IBMR/RJ, Mestre em ciências - área de atuação neurologia pela UFRJ, Instrutor Internacional Avançado do Conceito PNF - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva/Kabat pela International Proprioceptive Neuromuscular Facilitation Association, Pesquisador do Laboratório de Neurociência e Reabilitação do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, secretário do CEP - Comitê de Ética e Pesquisa do INDC e Sócio Proprietário do CIRTA - Centro Integrado de Reabilitação e Terapia Aquática.

lattesicon Currículo Lattes

Titulação: Possui graduação em Fisioterapia (1997), especialização em Fisioterapia Neurofuncional (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Neurociências pela Universidad Santiago de Compostela - Espanha (2015). Atualmente é Professor Adjunto IV do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representante dos professores adjuntos do CCS no Conselho Universitário, sócio-fundador da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Professor associado ao Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento do IBCCF-UFRJ. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da UFRJ. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Doença de Parkinson (GEDOPA)/UFRJ. Coordenador do grupo de pesquisa Ciências da Reabilitação da UFRJ. Coordenador do Departamento Científico de Fisioterapia Neurofuncional Adulto da ABRAFIN. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurofuncional. Linha de pesquisa: Processos de Avaliação e Desempenho Motor na doença de Parkinson.

lattesicon Currículo Lattes

Titulação: Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC/UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva - área Produção, Ambiente e Saúde, pesquisa em Neurotoxicologia - pelo IESC / UFRJ. Atuação em fisioterapia neurofuncional desde 2002. Professor substituto em fisioterapia neurofuncional da UFRJ nos períodos de 2004 a 2006 e 2008 a 2010. Professora e supervisora de estágio em fisioterapia neurofuncional do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), de 2004 a 2011. Atualmente, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, professora da pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Neurofuncional da InterFisio, do IPOG e das Faculdades Ávila (Manaus). Coordenadora da Equipe de Fisioterapia do Centro Integrado de Reabilitação e Terapia Aquática - CIRTA. Sócio-proprietária da Clínica Habilitar Fisioterapia. Membro da ABRAFIN - Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional. Secretária do Departamento Científico de Neuroreabilitação da ANERJ (Associação dos Neurologistas do Estado do Rio de Janeiro). Atuação na divulgação e ensino da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) desde 2009. Pesquisadora do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (UFRJ). Experiência na área clínica de Fisioterapia, com ênfase na avaliação e tratamento de pacientes neurológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, reabilitação neurofuncional, neurociências, semiologia, plexo braquial, CIF e saúde pública.

lattesicon Currículo Lattes

Titulação: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Castelo Branco (1994) e mestrado em Ciências da Saúde, na área de Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor assistente do Curso de Fisioterapia/Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia na Mielopatia Associada ao HTLV-I, doença de Parkinson e Distonia Cervical. Diretora Técnica da Clínica Reabilibarra onde atua nas disfunções sensório-motoras em todas as faixas etárias.

lattesicon Currículo Lattes

Professores de Fonoaudiologia

Área de atendimento do ambulatório: voz

Dia e horário: Terças-feiras, de 08:30 às 16:30.

Atendimentos: das 08:30 as 10:00 e das 14:00 as 16:30.

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): Todas as idades. Queixas relacionadas à: Disfonias (rouquidão), odinofonia, fadiga vocal, afonia, disfonia infantil, presbifonia, muda vocal incompleta, alterações vocais nas patologias benignas de laringe. Prevenção de alterações vocais em profissionais da voz e crianças.

 

Área de atendimento do ambulatório: surdez

Surdos:  LIBRAS ou Leitura e escrita, orientação familiar na perspectiva bilíngue

(LIBRAS e Português escrito).

Atendimentos: ambulatoriosurdez@medicina.ufrj.br

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): 
Para atendimento de linguagem individual: surdez identificada ou em identificação, associada a transtornos de linguagem, motoras, sensoriais ou de outra natureza.
Para oficina de leitura e escrita em grupo: surdez identificada, idade escolar (6-18 anos). 
Para acolhimento e orientação familiar em dupla: surdez identificada ou em processo de identificação.

 

Área de atendimento do ambulatório: Linguagem - AFASIAS E DECLÍNIO COGNITIVO

Dia e horário: 6ª feira - 8h à 12h 

Atendimentos: de 8h à 12h

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): Adultos e idosos com transtornos adquiridos de linguagem de origem neurológica por Acidente Vascular encefálico, Traumatismo Craniano, tumores e adultos e idosos com declínio cognitivo - perda progressiva de memória e linguagem

 

Área de atendimento do ambulatório: Linguagem - AFASIAS E DECLÍNIO COGNITIVO

Dia e horário: 4ª feira - 7h30m à 17h30m / Horário para SISREG: 10h e 14h

Atendimentos: das 08:00 às 09:40 / das 15:10 às 16:50.

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): Adultos e idosos com transtornos adquiridos de linguagem de origem neurológica por Acidente Vascular encefálico, Traumatismo Craniano, tumores e adultos e idosos com declínio cognitivo - perda progressiva de memória e linguagem

Área de atendimento do ambulatório: Transtornos de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral

Dia e horário: Quartas-feiras, de 9h às 15h

Atendimentos: de 09 h às 15h.

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): Atende crianças de 2 a 8 anos de idade apresentando atraso na aquisição da linguagem, distúrbio fonológico ou fonético-fonológico e distúrbio específico de linguagem na ausência de surdez, transtorno do espectro do autismo ou afasia.

 

Área de atendimento do ambulatório: Transtornos de Fluência (Gagueira e Taquifemia)

Dia e horário: Quinta-feira 9h as 11:30h

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): Crianças, adolescentes e adultos que gaguejam e/ou que falem extremamente rápido com supressões silábicas, de todas as idades, sem deficit intelectual.

 

Área de atendimento do ambulatório: Motricidade Orofacial Funcional

Dia e horário: terças-feiras,de 08:30 às 16:30.

Atendimentos: das 08:30 as 10:00 e das 14:00 as 16:30.

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): Bebês, crianças, adolescentes e adultos com Alterações do sistema estomatognático e suas funções: respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala (distúrbios fonéticos).

 

 

Área de atendimento do ambulatório: Autismo e outros Transtornos de aquisição e desenvolvimento de linguagem

Dia e horário: Quintas feiras, 12:30 às 14:45h

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): até 15 anos; transtornos de aquisição e desenvolvimento de linguagem, crianças com sinais de risco de autismo, atraso global do desenvolvimento. Exclusão - transtorno de aquisição e desenvolvimento decorrente de neuropatias.

 

Área de atendimento do ambulatório: Transtornos de leitura e escrita

Dia e horário: Segundas-feiras 7:30 às 11:30 e 12:30 às 16:30

Preparo (incluindo critérios de inclusão e exclusão): Crianças de 6 a 8 anos, com dificuldades na leitura e na escrita, e sem dificuldades na linguagem oral, de comportamento ou deficiência intelectual.

 

Ana Claudia Aboim – Formação em Psicomotricidade, membro titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Formação em Psicoterapia Corporal (Cebrafapo). Formação em Terapia através do Movimento (Angel Vianna). Perfil no Sisreg: Transtorno no desenvolvimento da linguagem receptiva e/ou expressiva. Faixa etária: 01 até 09 anos.

Simone Palermo – Fonoaudióloga com atuação nas disartrias, disfagias em doenças neurodegenerativas e avaliação auditiva. Especialização em audiologia, áudio - comunicação, psicomotricidade e fonoaudiologia hospitalar. Mestre em Neurologia - UNIRIO.

Professores de Biofísica

Titulação: Claudia Domingues Vargas doutorou-se em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). O seu pos-doutorado foi realizado no Institut des Sciences Cognitives, em Lyon. É Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Neurofisiologia e plasticidade do sistema motor humano. Suas linhas investigativas centram-se principalmente na cognição motora (Rodrigues et al., 2010; Saunier et al., 2013; Fraiman et al., 2014; Lemos et al., 2014), nas interações entre emoção e ação (Oliveira et al., 2012; Nogueira campos et al., 2014) e na plasticidade no sistema motor após lesão central (Fontana et al., 2012) e periférica (Mercier et al., 2006; Imbiriba et al., 2006; Vargas et al.,2009; Imbiriba et al., 2013). Desde 2012 coordena o Núcleo de Pesquisas em Neurociencias e Reabilitação motora, sediado no Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ. Recentemente, tem se dedicado à pesquisa interdisciplinar no domínio da modelagem estocástica da plasticidade cortical em humanos, em associação com o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade (NUMEC) do IME/USP. É pesquisadora principal do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), financiado pela FAPESP.

lattesicon Currículo Lattes

Médicos

Titulação: Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), residência médica em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é médico neurologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Instituto de Neurologia Deolindo Couto.

lattesicon Currículo Lattes

Titulação: Possui mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é médica do Hospital Copa D´or e médica do Instituto de Neurologia Deolindo Couto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia.

lattesicon Currículo Lattes

Topo