sketch1518613988515 1Faleceu o Professor Almir Fraga Valadares, ex-Diretor da Faculdade de Medicina. Amigo do INDC e vítima de doença neurológica, frequentava os setores de Fisioterapia e de Fonoaudoilogia do INDC e essa frequência lhe trazia conforto e alegria. A UFRJ e a Direção do INDC perderam um amigo e uma pessoa que dignificava a Universidade.

parkinsonNo dia 06/03 irá acontecer o Projeto de Extensão: Educação e Saúde na doença de Parkinson: Cuidando dos paciêntes, familiares e cuidadores. No dia 06/03 irá acontecer o Projeto de Extensão: Educação e Saúde na doença de Parkinson: Cuidando dos paciêntes, familiares e cuidadores.

O objetivo do projeto é promover educação e saúde oferecendo orientação, através de uma cartilha interdisciplinar qualificada nas áreas de Neurologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neuropsicologia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Assistente Social aos pacientes com DP, familiares e/ou cuidadores.

As inscrições estão abertas para março e deverão ser enviadas para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações:
Nome completo, idade, tipo de público ou seja se é o próprio indivíduo com a dp ou membro da família (parentesco) ou cuidador; endereço e telefone.

Mais informações AQUI.

noticiaicbccsO Museu de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-CCS) nasce do desejo de compartilhar de forma criativa com o público externo as peças anatômicas plastinadas, verdadeiras obras de arte produzidas no Instituto. A inauguração do Museu é parte do projeto de extensão Ciência para a Sociedade que tem por objetivo promover visitas escolares mediadas, apresentando o corpo humano por dentro de forma lúdica.

Você é nosso convidado!

Para agendamento de visitas escolares, por favor enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inscrição

Site: https://www.facebook.com/PordentroDoCorpo
Instituição responsável: ICB - CCS
E-mail do organizador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone de contato: (21) 3938-6460
Local: Centro de Ciências da Saúde - CCS, Auditório F1 - Av. Carlos Chagas filho, 373 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro / Brasil CEP

13 09 INDC Enfermaria notícia

Após quase 3 anos de esforços conjuntos entre a direção e a nova administração, O INDC conseguiu concluir a estruturação da enfermaria. Essa nova estrutura contará com 12 leitos cuidadosamente preparados para receber novos pacientes, além de um novo elevador para transportar os pacientes, acamados ou não, com segurança e rapidez.

A enfermaria já foi inaugurada com uma internação piloto bem sucedida que durou uma semana e serviu de teste para todos os profissionais e serviços do hospital. Além disso, já está sendo programada a internação de 3 pacientes em conjunto para novos testes.

Dessa forma, a inauguração da enfermaria representa mais um presente para o nosso septuagenário Instituto de Neurologia e também para nossos pacientes.

Confira as fotos:

13 09 INDC Enfermaria notíciaInterno

05 09 INDC noticia contaTodosA Universidade Federal do Rio de Janeiro passa por um momento delicado. Os sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica fizeram com que a conta da Universidade praticamente dobrasse. Somente em 2015, o “tarifaço”, como ficou popularmente conhecido, elevou essa conta de R$ 25,5 milhões para R$ 46,2 milhões, mesmo sem aumento no consumo. Por outro lado, não houve suplementação orçamentária para arcar com essa despesa. Muito pelo contrário. Desde 2014, a UFRJ sofre com contingenciamentos e cortes em seu orçamento, que comprometem o pagamento regular de suas despesas, com repercussões muito negativas para o cotidiano da vida universitária.

Foi diante desse cenário que a Reitoria, em parceira com a Prefeitura da UFRJ, decidiu lançar a campanha “Essa conta é de todos”, incentivando servidores e alunos a consumir com consciência e, consequentemente, a reduzir gastos. Além disso, medidas estruturais como modernização de subestações de energia elétrica e uso de energia solar, por exemplo, já estão sendo tomadas.

Você também pode ajudar nessa campanha. Veja abaixo algumas medidas simples e econômicas:

• DESLIGUE os aparelhos de AR-CONDICIONADO ao sair do ambiente;
  • APAGUE sempre as LÂMPADAS dos ambientes desocupados;
  • DESLIGUE da tomada os APARELHOS em stand by;
  • ATIVE o modo ECONÔMICO do seu COMPUTADOR;
  • ECONOMIZE energia entre 17:30h e 20:30h, horário de maior consumo e TARIFAÇÃO MAIS ALTA.

Economizar energia é responsabilidade de toda a UFRJ.

Fonte: UFRJ