13 09 INDC Enfermaria notícia

Após quase 3 anos de esforços conjuntos entre a direção e a nova administração, O INDC conseguiu concluir a estruturação da enfermaria. Essa nova estrutura contará com 12 leitos cuidadosamente preparados para receber novos pacientes, além de um novo elevador para transportar os pacientes, acamados ou não, com segurança e rapidez.

A enfermaria já foi inaugurada com uma internação piloto bem sucedida que durou uma semana e serviu de teste para todos os profissionais e serviços do hospital. Além disso, já está sendo programada a internação de 3 pacientes em conjunto para novos testes.

Dessa forma, a inauguração da enfermaria representa mais um presente para o nosso septuagenário Instituto de Neurologia e também para nossos pacientes.

Confira as fotos:

13 09 INDC Enfermaria notíciaInterno

noticiaicbccsO Museu de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-CCS) nasce do desejo de compartilhar de forma criativa com o público externo as peças anatômicas plastinadas, verdadeiras obras de arte produzidas no Instituto. A inauguração do Museu é parte do projeto de extensão Ciência para a Sociedade que tem por objetivo promover visitas escolares mediadas, apresentando o corpo humano por dentro de forma lúdica.

Você é nosso convidado!

Para agendamento de visitas escolares, por favor enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inscrição

Site: https://www.facebook.com/PordentroDoCorpo
Instituição responsável: ICB - CCS
E-mail do organizador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone de contato: (21) 3938-6460
Local: Centro de Ciências da Saúde - CCS, Auditório F1 - Av. Carlos Chagas filho, 373 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro / Brasil CEP

José Luiz de Sá CavalcantiO maior problema do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) é a falta de pessoal, afirmou o diretor José Luiz de Sá Cavalcanti. Especializado e de porte médio, a unidade atende a doenças neurológicas crônicas, como Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), demência, Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia de difícil controle, entre outras, realizando diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Apesar da sua especialização, desde 1981 o instituto não recebe professores de neurologia, embora conte com profissionais de outras áreas, entre as quais Fisioterapia e Fonoaudiologia, oferecendo ao doente tratamento diversificado.

“As doenças crônicas degenerativas têm que ser vistas num sentido mais eclético para que se possa, no futuro, olhar para o paciente como se ele estivesse em uma fase com possibilidades de melhorar mais à frente”, diz o diretor, apontando a possibilidade de conexões com outras unidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Estrutura

A unidade tem possibilidade de oferecer 42 leitos. Mas muitos estão desativados, porque não atendiam às normas da Vigilância Sanitária. No momento, o INDC conta com 12 leitos já adequados às normas e 22
em adequação. Ao todo, 108 servidores estão lotados no instituto, sendo que 19 tem mais de 30 anos de serviço, podendo se aposentar a qualquer hora, e 36 recebem abono-permanência.
“Temos só funcionários do quadro; nunca tivemos extraquadro. Porém, tivemos que fechar centros cirúrgicos e enfermarias por falta de profissionais”, disse o diretor.

No quadro, há 21 médicos, dos quais 11 neurologistas e 10 de outras especialidades. Entre os médicos, 10 têm possibilidade de aposentadoria imediata. Na área de enfermagem, há 39 profissionais: 17 auxiliares, 12 técnicos e 10 enfermeiros. Nesse grupo, 20 podem se aposentar a qualquer momento.

O diretor conclui apontando que o INDC pode ser importante na rede como referência no atendimento de doenças neurológicas crônicas e pode tornar-se referência como unidade voltada à reabilitação. A estrutura da unidade melhorou nos últimos anos, mas necessita de pessoal, o que está, segundo o diretor, entre as necessidades emergenciais, assim como a expansão do número de leitos para programas específicos.

05 09 INDC noticia contaTodosA Universidade Federal do Rio de Janeiro passa por um momento delicado. Os sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica fizeram com que a conta da Universidade praticamente dobrasse. Somente em 2015, o “tarifaço”, como ficou popularmente conhecido, elevou essa conta de R$ 25,5 milhões para R$ 46,2 milhões, mesmo sem aumento no consumo. Por outro lado, não houve suplementação orçamentária para arcar com essa despesa. Muito pelo contrário. Desde 2014, a UFRJ sofre com contingenciamentos e cortes em seu orçamento, que comprometem o pagamento regular de suas despesas, com repercussões muito negativas para o cotidiano da vida universitária.

Foi diante desse cenário que a Reitoria, em parceira com a Prefeitura da UFRJ, decidiu lançar a campanha “Essa conta é de todos”, incentivando servidores e alunos a consumir com consciência e, consequentemente, a reduzir gastos. Além disso, medidas estruturais como modernização de subestações de energia elétrica e uso de energia solar, por exemplo, já estão sendo tomadas.

Você também pode ajudar nessa campanha. Veja abaixo algumas medidas simples e econômicas:

• DESLIGUE os aparelhos de AR-CONDICIONADO ao sair do ambiente;
  • APAGUE sempre as LÂMPADAS dos ambientes desocupados;
  • DESLIGUE da tomada os APARELHOS em stand by;
  • ATIVE o modo ECONÔMICO do seu COMPUTADOR;
  • ECONOMIZE energia entre 17:30h e 20:30h, horário de maior consumo e TARIFAÇÃO MAIS ALTA.

Economizar energia é responsabilidade de toda a UFRJ.

Fonte: UFRJ