O Instituto de Neurologia Deolindo Couto, unidade de ensino e assistência do Centro de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi fundado, em 06 de dezembro de 1948, pelo Professor Deolindo Couto, catedrático de Neurologia da, então, Faculdade Nacional de Medicina.

Nos Estatutos desta nova unidade, já constava o setor de Neuroanatomia , com um Laboratório e um Museu, indispensável para o desenvolvimento e treinamento dos médicos residentes. Nos anos de 1958 e 1959, o professor Mauricio Moscovici estagiou no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, aumentando o acervo do museu em formação.

Deixando o Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, foi convidado a assumir a Direção do Setor de Anatomia do INDC. Dedicou-se ao treinamento dos médicos residentes de neurocirurgia e reformou o Museu. Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. Paulo Alcântara Gomes reinaugurou o museu com o nome de “Museu de Neuroanatomia Professor Mauricio Moscovici”.

O museu, atualmente com cerca de 100 peças especializadas, é visitado por neurologista, estudantes de graduação universitária e por estudantes de escolas secundárias, está localizado no Campus da Praia Vermelha da UFRJ.Rua Venceslau Brás, 95,Rio de Janeiro - RJ – Brasil.